A HBO lançou o primeiro trailer da 8ª temporada de Game of Thrones. Há poucas semanas de estreia da nova temporada, o material chega aos espectadores recheado de sequências enigmáticas, como um convite para que as confabulações sobre a história voltem a se tornar rotina.

Mas desta vez, pela última vez.

Como tradição, e com carinho, nossa análise do trailer:


E aqui vamos nós.

Em uma sequência subjetiva de terror, Arya é perseguida, e precisa lutar por sua vida. Machucada, com medo, sem fôlego, mas com coragem, ela corre e se esconde por corredores de um castelo muito mal iluminado.

Vemos a sugestão de que ela é alvo, mas também parece estar ali em uma missão.


Arya então inicia suas frases de efeito sobre morte. Ao mesmo tempo, nas profundezas das criptas, Varys, Gilly, e o bebê Sam, se escondem dos perigos na companhia de plebeus e pessoas comuns, e dos túmulos de Rickon e Cão Felpudo, ou os de Robb e Vento Vinzento.


O corte sugere que Arya corre por Winterfell, em um cenário que daria continuidade às criptas do castelo. Durante as gravações, foi noticiado que a HBO produziu um punhado de cenas na locação. As criptas de fato parecem o lugar perfeito pra situar um episódio de horror. Apenas esperamos que o inverno não levante nenhum Stark de seu sono eterno.

Mas seriam as cenas de Arya realmente em Winterfell?


A voz de Arya ecoa através da ação, como se estivesse em sua própria mente.

“Conheço a morte. Ela tem muitas faces. Esta eu quero muito ver”.

Este é o desejo que Arya revela, segurando uma adaga que parece ser feita de vidro de dragão:


Das mortes que Arya quer muito fazer acontecer, há os dois nomes de suas orações que ainda não foram confrontados: Cersei e Gregor Clegane.

Agora, no entanto, ela tem duas adagas, além de Agulha. Claramente, riscar os nomes que tem em sua lista não será a única missão de Arya Stark, já que o mundo está prestes a entrar em colapso. Mas como sua expertise irá ajudar sua família na luta contra os mortos? A ironia de querer ver tanta gente morta, em um mundo que está sendo invadido por mais gente morta.

Davos nunca participa ativamente de batalhas. A única que ele tomou parte importante foi Blackwater, onde ele foi mandado aos ares em poucos minutos. Sua participação na Batalha dos Bastardos é quase nula.

Apenas toco neste ponto porque o ator (Liam Cunningham) não costuma ser desafiado em cenas de ação intensas na série. Qual será seu papel na reta final da história?

Estas imagens iniciais do vídeo revelam um tom bastante sombrio que será pano de fundo para diversas cenas nessa temporada. Falo sobre a escolha de uma fotografia extremamente escura, algo que já é característica da série: Dependendo de onde você está assistindo as cenas, às vezes é impossível distinguir o que está sendo exibido em tela. Em um contexto onde temos a chegada do inverno aliada à invasão dos Outros, me pergunto se a série usará a ideia de eterna escuridão, e a possibilidade de não ser mais possível ver a luz do dia em Westeros.

Dentro desta proposta, me pergunto quanto tempo durará a guerra dos homens contra as criaturas, e como isso será relatado ao longo dos seis episódios da temporada.

Mas o trailer exibe cenas à luz do dia também. Vamos falar um pouco sobre elas.

Em uma sequência em alto mar, em meios a nuvens carregadas, a frota de ferro navega ao lado dos mercenários da Companhia Dourada. Harry Strickland, novo personagem da série, aparece apenas de costas, na imagem a seguir.

O capitão da companhia exibe uma elegante espada atada às vestes, enquanto observa a imensa formação de soldados contratados com o dinheiro do Banco de Ferro para lutar por Cersei.

O trailer sugere sutilmente que, antes do confronto com o Rei da Noite, o Norte terá que lidar com o Trono de Ferro. Mas o restante do material promocional é muito pouco generoso nesse sentido, fazendo com que seja quase impossível imaginar como a série irá lidar com dois confrontos tão complexos dentro de apenas seis episódios. Vamos acompanhar.


Muito rapidamente, temos algumas pequenas interações interessantes, como a revelação de que Tormund e Beric Dondarrion sobreviveram à queda da Muralha. Ambos são vistos na imagem a cima ao lado de Edd Doloroso, o Senhor Comandante da Patrulha da Noite, guiados pela espada flamejante.

Em seguida temos Bran e Sam, as enciclopédias humanas, aqueles que têm tudo e tanto para contar.

“Tudo o que você fez
lhe trouxe até aqui. Sua casa.”

Estariam os dois neste momento falando com Jon Snow? Como o herdeiro de Rhaegar Targaryen receberá a notícia de sua origem?

De volta à luz, Cersei aguarda a chegada de algo que lhe agrada muito no porto atrás da Fortaleza Vermelha.

Ao lado do Montanha e de sua Mão Qyburn, Cersei se delicia com sua própria demonstração de força, provavelmente refletida nos estandartes Greyjoy que estariam deslizando pela Baía da Água Negra.

Cersei exibe um novo figurino, com ombreiras e correntes e ferro, e um veludo costurado em um desenho sinuoso. Sua guarda real exibindo seu símbolo pessoal no peito, todos vestindo a cor negra mais retinta que os armeiros da cidade conseguiram encontrar.

Sinto que Lena Headey preparou algo especial para sua personagem na despedida da história. A presença de Cersei nessas imagens é extremamente marcante, sempre com sorrisos enigmáticos, um olhar quase desarranjado, alheio ao que está acontecendo no mundo. Uma pessoa que agiu em função de proteger aqueles mais amava, perdendo lentamente um de cada vez.

Ela tem essa chance de renascimento no símbolo do bebê em seu ventre, mas onde essa história irá terminar é difícil saber. Arya está em busca da rainha. Como as coisas irão se desenhar, saberemos em breve.

Gostaria de destacar que, no núcleo de Cersei, restam apenas personagens essencialmente unidimensionais. Qyburn faz o que for preciso pela ciência e não interage com outros personagens, Gregor sequer pensa. A Guarda Real é feita para obedecer, e o povo de Porto Real tornou-se uma abstração sem função na história há muitas temporadas. Essa configuração é quase “anti Game of Thrones“.

Me pergunto se Euron e Strickland darão o tempero necessário para a estrada final que Cersei irá percorrer.

Já no outro lado do reino, teremos personagens que terão confrontos abertos, internos, inéditos.

Em Winterfell, uma criança observa a chegada da comitiva real, assim como Bran fez com a chegada de Robert na primeira temporada.

A pacífica procissão de Imaculados e dragões chegam ao vilarejo. Rumo ao castelo, Jon e Daenerys lideram o exército da rainha.

A esta altura, o que vou dizer a seguir é irrelevante, porque são coisas contestadas há muitos anos nos roteiros da HBO. Mas o inverno chegou e é preciso se perguntar: Onde é que centenas de milhares de homens de Essos (Dothrakis e Imaculados) irão dormir para enfrentar batalhas em condições de inverno piores às que Stannis enfrentou?

 

Na cena seguinte, Sansa observa Drogon em sobressalto, com obstinação. Arya faz o mesmo momentos mais tarde. É muito interessante como suas reações são diferentes, mas opostas às de Jon quando os viu em Pedra do Dragão. Eu quase disse que os Starks que sobreviveram à história terão o privilégio de conhecer coisas muito gloriosas sobre o mundo. Mas Arya e Jon tiveram seu bom punhado de próprias aventuras inacreditáveis.

Já para Sansa, o conceito de magia é novo. No seu reencontro com o irmão, na sexta temporada, ela não teve interações com Wun Wun, e sequer teve uma conversa franca com Jon sobre ele ter morrido. Também não teve interações com Melisandre, por exemplo. Bem, Sansa sequer teve cena com Fantasma. Ninguém teve.

Mas agora temos Drogon e Rhaegal.

Percebi que muitos entusiastas da série estão comentando que os dragões não parecem ter mudado de forma. Não estão maiores, nem mais assustadores. Esta característica sempre protagonizou os trailers e imagens de divulgação da série em anos pregressos.

Talvez a equipe de efeitos visuais tenha se ocupado de terrores ainda mais grandiosos neste ano. Ou talvez seja o caso de guardar o melhor para os episódios, e não para o trailer.

Novamente nas criptas, temos Jon Snow e Daenerys. Novamente uma possível rima ao primeiro episódio da primeira temporada da série, com Robert e Ned confidenciando segredos ao lado da estátua de Lyanna. Desta vez, temos os dois últimos Targaryens vivos.

E enquanto isso, Jon anuncia:

“Eles estão vindo.
Nosso inimigo não se cansa.
Não para. Não sente.”

Veja como esta é a única expressão que Kit Harington exibe em todo o material promocional este ano. E desta vez não é diferente, ele está muito triste:

A HBO divulgou cerca de três ou quatro variações do figurino de Daenerys até o momento. A que Daenerys usa na imagem acima é a mesma da capa de Entertainment Weekly de novembro, com o que parece ser pele de lobos adornando o pescoço dela. Daenerys também aparece com um vestido semelhante, mas que utiliza outro tipo de tecido, em ensaio recente e em trecho de cena. Também há a versão preta da vestimenta, que parece ser a mesma do pôster oficial no trono de ferro.

Tive a sensação de que Michele Clapton, utilizando o mesmo desenho criado para o episódio Beyond the Wall, quis vestir Daenerys em um represeiro: Branco com seiva vermelha. Me pergunto se essa ideia terá alguma relação direta com a trama, se é uma maneira de Dany celebrar os costumes do povo nortenho, ou se é apenas a influência de Jon Snow refletida na armadura da rainha.

Desde que voltou para a história, Gendry não para de trabalhar. E aqui vemos o último Baratheon vivo, fazendo aquilo que sabe melhor: construir armas.

Gendry foi visto pela última vez em Atalaialeste, mas não se sabe onde ele estará no começo da temporada. Infiltrado no sul? Guardando Pedra do Dragão? Armando o povo no Norte?

Detalhe para a aprendiz de ferreiro mulher, chocando a Fé dos Sete.

Em Westeros ninguém terá descanso, se o que o trailer mostra estiver correto. Nos muitos trechos de batalha, vemos Sandor, Jaime, Missandei, Verme Cinzento, Jorah, Jon e até Arya lutando para sobreviver.

Neste trecho, o vídeo provavelmente mistura dois conflitos: Parte claramente acontece em Winterfell, mas em momentos distantes na temporada, dentro das ameias, e na neve.

Aqui, Jorah e os dothrakis se preparam para o confronto. Detalhe para a espada exibida à direita de Jorah, o que muitos apontam como a possível Heartsbane que Sam levou embora de Monte Chifre.

O doce encontro entre Missandei e Verme Cinzento ilustra o motivo pelo qual os vivos lutam: sentir a vida.

E em contraste, lutam lado a lado Brienne, Podrick e Jaime. Jaime expressa desespero em certo ponto, expelindo um grito profundo.

Fico pensando que, na trajetória de Jaime, é difícil dizer se ele acredita que o caminho que ele fez até agora fez algum sentido. Jaime não esteve envolvido em nenhuma demanda real do Norte e, de repente, irá se encontrar lutando ao lado de homens e mulheres que o consideram um monstro.

O que será mais traumático: Encarar Bran ou lutar contra seres mágicos de gelo?

A voz de Jaime se sobrepõe a serenidade da sala do trono, onde Cersei recebe duas pessoas, uma ao centro e outra à direita na imagem.

A trilha musical e o grito de Jaime são suprimidos, enquanto Cersei aprecia seu vinho. Olhos em lágrimas, profundamente singulares. Reitero que há uma espécie de extravagância, ou excentricidade nas cenas de Cersei deste vídeo. Em sua solidão, em seu dressing gown dourado, há um impacto inesperado.

Talvez, ela consiga exprimir em seu semblante mais sobre sua história do que é esperado dela. As cicatrizes de muitos personagens acabam se tornando finas linhas com o tempo. As dela estão visíveis nos cabelos, no álcool, no vazio ao seu redor.


As intenções de Cersei, no entanto, são constantemente colocadas a prova quando o roteiro não consegue sustentar algumas relações que ela possui com outros personagens. O que ela e Tyrion acordaram na temporada passada, afinal? Ela realmente não absorveu o que foi dito pelos outros governantes?

O detalhe do vinho é interessante, já que quando Cersei revelou a Tyrion que estava grávida, ela recusou o vinho que ele ofereceu para ela. No entanto, em um ambiente com detalhes inspirados no medievo e antiguidade, não parece ser o caso de Cersei saber que álcool faz mal para gestação. Seja como for, aqui está ela, com sua taça.

E mais uma vez, a edição do vídeo mergulha literalmente com os dragões na imensidão do inverno, cobrindo toda a terra de branco.

Os plebeus se assustam com a grandiosidade dos dragões, mas para Arya resta apenas fascínio.

De todas as interações esquisitas que Arya fez parte desde o seu retorno para Winterfell, aquelas que envolvem violência ela protagoniza com mais propriedade.

Os dragões simbolizem um tipo de vivência que ela sem dúvidas irá se identificar, já que está completamente sozinha neste sentimento de se ver livre.

Então, o trailer passeia por momentos simbólicos: A liderança de Torgo Nudho, a união entre Jon e Daenerys, Rhaegal e Drogon.

O roteiro da série tem preparado com bastante clareza a ideia dos amantes em perigo, casais que irão pra guerra sem saber se voltarão para ficar juntos, sem saber se irão testemunhar o mundo se acabar. A figura lírica construída em Missandei e Daenerys, do amor jovem pronto pra durar uma vida inteira.

As imagens melancólicas casam com a de Jon diante da árvore-coração do bosque sagrado. Como tradição, esse cenário é palco para conversas íntimas dos membros da Casa Stark. Com que Jon irá dialogar aqui?

Para Sandor Clegane, que aceitou o chamado de R’hllor, temos este momento bastante particular, com seu rosto e suas cicatrizes refletindo a luz da batalha.

O diretor Miguel Sapochnik revelou em diversas ocasiões que, neste ano, as batalhas terão muitos pontos de vista. E que a ação irá intercalar vários personagens envolvidos em suas próprias histórias de sobrevivência, cada um com sua especificidade.

Game of Thrones sempre teve histórias costuradas ao redor da honra de um cavaleiro que, na esmagadora maioria das vezes, precisa questionar se quer ser honrado ou se quer sobreviver. Não que este conceito seja complexo o suficiente, mas é a maneira Benioff e Weiss desenharam seus roteiros.

Neste ponto, vários personagens da série, nesta reta final, parecem querer retomar o desejo de morrer por uma causa que valha a pena. Como Jaime que, mais uma vez, vai prometer alguma coisa pra alguém.

“Prometi lutar pelos vivos.
Pretendo cumprir essa promessa.”


Acima, alguém manipula um arco, se preparando para seu papel.

Logo depois temos Jon Snow. Já vimos todas as versões possíveis de Jon, menos uma realmente sombria, que colocasse uma recompensa realista no preço pela vida, algo que tantos outros personagens tiveram que pagar ao longo dos anos.

Será que este momento chegou?

O vídeo apresenta um remix de diversos conflitos que veremos ao longo da temporada. Com batalhas em diversas localidades de Winterfell e, possivelmente em outros lugares do reino. Portanto é muito difícil apontar o que está realmente acontecendo em muitos dos trechos, onde a ação é intensa.

Há particularmente uma sequência em que Arya pratica sua dança da água, em meio a neve, ou cinzas, ou os dois, como vemos abaixo.

Mesmo nos momentos mais esquisitos e particulares da história, Arya esteve em uma posição onde precisou imprimir um senso de justiça com pessoas indefesas. Mas, no fim das contas, muitas de suas mortes foram cometidas por vingança. É uma jornada solitária.

Agora, no entanto, será todos por todos.

Se ela conseguirá ver mais do que seus golpes ninjas alcançam, teremos que aguardar para ver. Não sei sei há espaço no mundo pra Arya sentir algum sentimento novo em relação a seres humanos, mas este é um mundo que irá mudar pra sempre.

Espero que esteja preparada para se deixar ser vulnerável e humana novamente.

Às vezes fica muito difícil achar a humanidade que esperamos nos personagens na série, porque quando não viraram ninjas, ou monstros terríveis, viraram deuses. Nesse sentido, todo o imaginário de Daenerys e Jon é muito bonito, mas pouco consistente emocionalmente. Suas jornadas individuais são muito mais bonitas. Suas relações pregressas, mais intensas e fascinantes.

Acredito que a série esteja auto-consciente disso. E que Sansa será fundamental para confrontar este conceito. Afinal, ela é a única pessoa da história que sempre quis viver histórias belas inspiradas em canções.

E ela nunca teve isso.

Brienne talvez seja a coisa mais bonita que aconteceu à Sansa. E Podrick, a coisa mais bonita que aconteceu à Brienne. E é aqui que está a expectativa de romance mais bonita que a temporada poderá nos oferecer: A de alianças improváveis, mas inquebráveis.

Acima, os valorosos e elogiados Cavaleiros do Vale, e dois dos mais fiéis cavaleiros de Westeros.

Ver esses personagens muito prontos pra encarar qualquer coisa me fez pensar naquela série de livros chamada As Crônicas de Gelo e Fogo. Alguém se lembra dela? Pois é. Naquelas páginas a gente encontra uma série de exemplos de como em batalhas, mesmo aquelas muito brevemente escritas, todo tipo de coisa inesperada pode acontecer.

E a gente se lembra bem das primeiras vezes em que os patrulheiros encararam os Caminhantes Brancos em batalhas abertas. Muitos desertaram, fugiram, ou surtaram e cometeram todo o tipo de desforra dias mais tarde.

Me pergunto de quais maneiras os personagens desta temporada lidarão com isso.

Daenerys tem esse objetivo de tomar com fogo e sangue o trono de ferro, para depois quebrar a roda e dar dignidade para as pessoas no mundo. Como Gustavo destacou, especificamente em sua jornada na série, Dany prezou por ajudar as pessoas que precisavam dela, sacrificando muito do que tinha pelos outros, desde Essos até Além da Muralha.

Essa faceta de Daenerys a gente já conhece, no entanto. Ela perdeu dois filhos, incontáveis aliadas e aliados. Inúmeros soldados. Daenerys é uma força sem igual, mas fundamentalmente porque há infinita beleza e infinita feiúra dentro deste invólucro.

A feiúra se encontra, por exemplo, na maneira como ela lida com os inimigos. Ou até com a contraditória luta para manter-se soberana. Todos nós oferecemos todas as prerrogativas para Daenerys, e seus tons de cinza serão debates eternos nas discussões sobre personagens da televisão.

Meu ponto é que seria lindo a série deixar Daenerys ser livre. Não se importar tanto com as roupas e penteados. Voar. Quando ela faz isso, ela vence qualquer coisa.

Vou utilizar uma outra ideia interessante, da Thamiris. Ela aponta que essa cena de Daenerys ilustrada acima parece ocorrer no mesmo cômodo em que Jaime solta algumas frases de efeito momentos antes.

É como se finalmente os dois se confrontassem sobre Aerys.

A gente entende a jornada da Dany no contexto de Meereen, Yunkai, Astapor. Mas Dany ainda não estabeleceu nenhum vínculo com o povo de Westeros. Me pergunto se a temporada terá tempo hábil de explorar isso, a materialidade do conceito de salvadora para um povo que é escravizado de outras maneiras.

 

Em seguida, vemos Tyrion reagindo a algo com tristeza, em um pesar distante. Perceba como Tyrion, um personagem de imenso destaque na série, aparece uma única vez no segmento divulgado.

E quando ele aparece, não há neve no chão. Onde (ou quando) ele está?

Se eu pudesse costurar as questões do Lannisters em uma, poderia arriscar que Tyrion é tão sozinho quanto Cersei neste ponto da história. Com o agravante de que, há muito tempo, ele sequer é ouvido. Talvez, não tão intensamente, Jaime também se sinta assim. Mas essa é só uma opinião baseada em alguém que não viu nenhum dos novos episódios. Tudo pode mudar.

E então é sugerido que um dragão estará aplicando algum tipo de justiça, já que a cena tem o mesmo enquadramento de cenas anteriores onde Dany queimou mestres de escravos.

Como se a gente pudesse usar justiça como fio condutor da história depois de tanto tempo, o trailer elabora essa ideia de que todos estão preparados para enfrentar a maior ameaça de todas. Em detrimento de todas as outras batalhas internas travadas a exaustão, neste últimos tantos anos de história.

Como é possível ter fé?

Na imagem acima, note como, à direita, temos trabucos instalados para a ofensiva.

No caso de grandes exércitos, dos melhores do mundo, a gente sempre espera todo tipo de artimanha, coreografia e glória jamais imaginada. A formação do exército de Imaculados sempre causa expectativa.

Mas, no fim do dia, tem algo de muito sombrio nisso. Esperamos algo belo pelo fim, mas que sabemos que trará também muita tristeza.

Ver o Jorah encarando um exército de coisas mortas, sendo ele mesmo um homem que paga seus pecados através da subserviência, é uma bela maneira de encerrar o vídeo. Quando ele encara o inimigo, o que será que ele pensa? Sempre houve essa sugestão que equipara os personagens de Game of Thrones aos wights, na mesma medida que os separa.

E acredito que a série se propõe, com esta oitava temporada, a destacar estes paralelos.

Quem vive e quem morre, será decidido mais uma vez.

E como será a última, que seja espetacular.


〰 Fique de olho no Twitter para mais informações sobre a última temporada